Conheça a LIVRAR, a Nova Plataforma Grátis para Partilha de Livros

livrar-compartilhando-livros-estante-de-livros

Desde o dia 13 de dezembro, está disponível na Internet uma nova plataforma, totalmente gratuita, para a partilha de livros. Todos os que estiverem interessados em registar-se podem fazê-lo e começar imediatamente a trocar relíquias.

A plataforma online tem o nome LIVRAR e é uma medida do Ministério da Cultura. A iniciativa faz parte de um projeto do Governo que tem o objetivo de tornar a cultura mais amplamente e facilmente acessível a todos os portugueses.

livrar-compartilhando-livros-comprimido

A missão da plataforma LIVRAR é tornar-se um autêntico ponto de encontro para todos aqueles que amam a leitura. A ideia base originou-se de dois cidadãos, Tiago Veloso e João Pereira.

Registo e navegação na LIVRAR

Para usufruir livremente dos recursos da LIVRAR, apenas tem de registar-se pelo email ou pelo Facebook. Depois, pode doar ou requisitar qualquer livro entre os outros utilizadores. As bibliotecas também estão convidadas a participar.

Se tem livros para doar, deve inseri-los na plataforma. Toda a comunidade poderá aceder à sua oferta.

livrar-compartilhando-livros-inscrever-se

Para requisitar obras, precisará de procurá-las através das funções disponíveis para pesquisa. De seguida, deverá entrar em contacto e combinar a entrega com o respetivo utilizador.

A cerimónia inaugural da plataforma online LIVRAR decorreu no próprio dia do lançamento, 13 de dezembro, na Biblioteca Nacional e contou com a presença dos dois criadores do conceito.

Nesse mesmo dia, várias pessoas levaram alguns dos seus exemplares literários para partilha como forma de marcar o começo do movimento.