Pela Primeira Vez em Quase Dois Séculos, Foi Avistado um Urso Pardo em Portugal

urso-pardo-portugal-região-selvagem

As autoridades portuguesas confirmaram que há um urso pardo em Portugal, uma espécie que já tinha sido dada como extinta em território nacional. Há mais de 170 anos que não se via um exemplar no país.

Foi a administração regional de Castela e Leão que alertou as entidades portuguesas para a presença do urso pardo, depois de terem sido descobertos estragos provocados pelo animal numa cidade da região. Pensa-se que o urso faça os seus trajetos entre os dois lados da zona fronteiriça entre Portugal e Espanha.

O animal foi avistado na região de Sanabria, próxima da fronteira com Portugal ao norte. Poderá estar em dispersão, mas fazer parte de uma população de ursos pardos da Cantábria que conta com quase 300 exemplares da espécie.

urso-pardo-portugal-filhote-de-urso

De acordo com os registos existentes, temos de recuar até à primeira metade do século XIX para encontrar histórias sobre o último urso pardo em território nacional. Segundo uma investigação que deu origem a um livro em 2017, o animal foi morto pela população do Gerês em 1843.

Até mesmo em 1650, já havia registos que apontavam para o desaparecimento dos ursos pardos entre as fronteiras de Portugal.

urso-pardo-portugal-grande-urso

Ao longo dos tempos, as populações da espécie foram-se refugiando na zona espanhola das Astúrias. As autoridades do país têm em operação medidas para conservar esses grupos de ursos pardos, os quais estão agora estabilizados.