O blog gastronómico Mesa Marcada celebra o seu décimo aniversário, e fá-lo com mais uma edição dos seus prémios anuais. Os Prémios Mesa Marcada propõem-se reconhecer os feitos e sucessos dos dez melhores chefes e dos dez melhores restaurantes do ano transato.
A entrega dos galardões teve lugar na noite de 21 de janeiro no âmbito de uma cerimónia na capital portuguesa. Pela terceira vez consecutiva, o chef João Rodrigues do restaurante Feitoria em Belém alcança a mais alta distinção em ambas as categorias, chef e restaurante.
Um dos outros grandes vencedores da noite foi António Galapito. O jovem chef é o principal responsável por supervisionar os trabalhos e os sabores no restaurante Prado, em Lisboa.
António Galapito ocupa a sexta posição no top dos dez melhores chefes de 2018. Por sua vez, o restaurante Prado consegue o quinto lugar na lista dos dez melhores espaços culinários do país.
Ainda assim, Galapito é aclamado com duas honras especiais, os prémios para revelação e destaque do ano.
A completar o pódio no ranking dos chefs encontram-se José Avillez e Henrique Sá Pessoa, respetivamente nos segundo e terceiro lugares.
O prestigiado e extremamente diversificado império gastronómico de José Avillez continua a estender-se e inclui atrações como o Belcanto, o Café Lisboa, o Bairro do Avillez, entre outras. Entretanto, o chef Henrique Sá Pessoa dedica-se ao restaurante Alma.
O Belcanto conquista a terceira posição na escolha dos restaurantes, alcançando o Alma o quarto lugar.